segunda-feira, 10 de março de 2008

Os 13 pecados capitais

1.Gula
2.Luxúria
3.Avareza
4.Ira
5.Soberba
6.Vaidade (se não trouxer prejuízo pra ninguém, todo mundo tem o direito de ser vaidoso sim)
7.Preguiça (deite numa rede à beira-mar num fim de tarde e me diga se preguiça é pecado)

8.Modificação genética (cada caso tem de ser avaliado)
9.Poluição do meio ambiente
10.Causar injustiça social
11.Causar pobreza
12. Tornar-se extremamente rico (na mesma proporção em que alguém fica mais rico outro fica mais pobre, mas se não fosse assim...)
13.Usar drogas (mais uma vez: há casos e casos)

Bento XVI acha que não há tortura psíquica e sentimento de culpa suficiente no mundo. Bem, se alguns desses pecados fossem consenso universal, algo livre de remorso e obrigação, o mundo até que seria melhor mesmo! Não poluir o meio ambiente deveria ser um mandamento! Não causar injustiça social também! A questão é: quem é que segue qualquer um dos mandamentos mesmo?

Quais os pecados que vocês defendem como pecados e quais mereceriam um desconto? =P

9 comentários:

Anônimo disse...

o vaticano inteiro vai para o inferno entao, porque eles cometeram o pecado capital de ficarem muito ricos!!!!!!! hahaha

Anônimo disse...

claro, estou dizendo isso, baseando-me no fato de que eles sao o estado-instituição que possui o maior numero de terrenos no mundo todo.
por favor, nao me entendam mal.. hahaha

Patricia M. disse...

Obrigada pelos comentários, Becky!

Não posso responder pela equipe, mas penso eu que não lhe entendi mal. Até concordo com vc. A igreja católica tem muitos pecados cometidos!

A injustiça social que ela mesma alimentou e o desrespeito pela natureza que se infiltrou na ciência através sobretudo de Fracis Bacon,filósofo que integrava bancas de julgamento da Igreja sobre bruxaria, qdo se referia à natureza como uma bruxa da qual se deveria extrair todos os seus segredos, contribuiram pra acelerar a exploraçaõ do nosso planeta.

Sávio Mota disse...

O maior pecado do homem é contrariar a natureza.

A natureza que o proveu de habilidade e consciência capaz de transformar o mundo, de aproveitar-se dele de modo bastante proveitoso e consciente, enfim, de maneira sustentável.

A sua própria natureza, fundada na colaboração de pequenos e frágeis hominídeos franzinos, a milhares e milhões de anos (e não na guerra, como querem fazer parecer alguns apólogos da selvageria).

Isso encerra cada um dos pecados que o Vaticano ou qualquer outra autoridade religiosa entenda por pecado. Percebamos se não é.

P.S.: E pensar que a igreja ainda mantém suas reservas ao que haveria de mais maravilhoso para qualquer deus fazer: a evolução...

George Facundo disse...

acho que, como um simpatizante de Cristo, vejo que resumidamente se pode dizer que o mandamento "amar o proximo como a si mesmo" já seria mais que suficiente... o interessante é que "o próximo" não é especificado por ele... o que está próximo? são só as pessoas? ou se pode incluir aí toda uma bio diversidade? se eu quiser pro próximo o que eu quero pra mim, então a "qualidade de vida" vai ser uma via de mão dupla... é muito mais do que especificar 13 coisas... é mudar toda uma cosmovisão de vida... paula e sávio, me solidarizo com a opinião de vcs!
abraço a todos!

Becky disse...

Obrigada pelo contato, Paula!!!
Também concordo com o que você disse.
Muitos ficam cantando garganta para ajudarem a Africa, as crianças órfãs, viúvas, etc. mas quem tem realmente dinheiro não ajuda, ou se ajudam, eles enviam quantias "irrelevantes", comparado ao patrimônio total.
A igreja católica é farinha desse saco.

Uma frase que eu achei bem interessante, de um colega ateu, claramente irônica: "Agora vai ficar mais fácil ir para o inferno, graças à igreja católica." - hahahah

Becky disse...

Qualquer coisa, Paula, se você quiser trocar uma idéia sobre os blogs e sobre o post, meu email de contato é contato@swingoutsite.tk
Assim, voce pode conhecer mais sobre aquela banda e eu posso conhecer melhor sobre as falcatruas da ICAR nesse período. hehehe

Unknown disse...

"12. Tornar-se extremamente rico (na mesma proporção em que alguém fica mais rico outro fica mais pobre, mas se não fosse assim...)"

Visão primitiva e completamente errônea essa de que pra alguém enriquecer outro tem que ficar pobre. Ela se baseia na idéia de que a riqueza mundial é estática, algo completamente falso. O indivíduo achou pouco e ainda disse que esse fenômeno ocorre na proporção 1:1! Gostaria de ver em que dados estatísticos ele se baseou.

Sávio Mota disse...

Caro Sherlock,

Seu comentário foi tão infeliz quanto se eu dissesse, simplesmente, que seu discurso é tecnocrático, desautorizando-o. Não estamos na Academia, tampouco em um jornal; estamos num blog - o que certamente não nos dá direito de mentir, mas nos permite maior flexibilidade de discurso em relação àqueles meios. Entenda, pois, o texto como deve ser entendido: como numa conversa (esse é o sentido de um blog).

A "RIQUEZA DO MUNDO" É, SIM, ESTÁTICA. Afirmo-o por duas vias: 1) socialmente é fácil perceber como a economia monetária é basicamente regida pela troca de valores, não havendo criação efetiva de valor; 2) ambientalmente, é no extrativismo que ocorre a criação concreta de valor (uma pepita não tem valor monetário até que se descubra) e a extração de matéria-prima é finita; é a profusão aparente de recursos que nos faz crer que não! Haverá fim para o estanho, o alumínio e até a água, quando mal gerenciada.

O "um a perder" pode ser o ambiente ou quem vive diretamente nele. Não creia que os recursos naturais da Terra são infinitos... essa sim é uma visão primitiva e completamente errônea. Estão aí todas as questões ambientais para nos lembrar de que não é bem assim, concorda?