quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Milagres

As pessoas passam a vida esperando por um "milagre", pra ter a certeza da existência de Deus.. basta olhar no espelho ou olhar uma simples árvore.. mas daí alguns falam: -"ahh mas eu conheço toda a estrutura da árvore e sei como ela nasce e se desenvolve.. basta plantar uma semente e com um pouco de água e luz solar, ela cresce e fica assim"[e explica tudo bem detalhadamente de forma científica, o que não pretendo fazer aqui].. muito bem.. assim da mesma forma como eu estudo Física, a cada dia descubro um pouco mais sobre o funcionamento de algumas coisas. Tudo bem, onde eu quero chegar é no seguinte pensamento: Uma coisa não anula a outra. Se nós descobrimos como algo é feito, cresce ou funciona não anula o fato de alguém ter feito aquilo, certo?! Para algumas pessoas isso é assim tão simples e lógico. enquanto pra outras, quanto mais se descobre como algo foi feito, cresce ou funciona é simples e lógico também que este algo simplismente surgiu. Vamos falar da criação do mundo, ok?! vocês já pararam pra ver o tamanho e grossura de um livro de física nuclear? se Deus fosse explicar com detalhes como cada átomo se juntou a outro átomo e foram ocorrendo as fisões e fusões, seria praticamente impossível que sua Palavra fosse espalhada e comunicada mundo a fora.. Deus deu inteligência suficiente ao homem para que ele chegasse a essa conclusão e descoberta "sozinho". Aí entra, o que a antropologia evolucionista chama de evolução humana correspondente ao desenvolvimento de sua inteligência. Agora uma opinião pessoal: Quanto mais conheço do mundo e suas maravilhas, mais vejo a beleza, a grandiosidade de Deus e sua perfeição. Mas, respeito a opinião das pessoas, pois, cada um tem direito a uma, ao menos enquanto vivemos em uma sociedade da "livre expressão de pensamento e opinião". Se elas preferem achar que porque sabem do funcionamento de algo, isso dimiui a fé delas em Deus, só tenho a lamentar por elas e respeitar seus pensamentos. Respeito, mesmo não sendo respeitada na maioria das vezes.

Natal, 21 de fevereiro de 2008.

*foto e efeito, Nathália M.[eu]

=)

4 comentários:

George Facundo disse...

A Bíblia para mim, em grande parte de seus fragmentos, consiste mais em um livro de princípios do que um livro que "historicamente" ou "cientificamente" prova a existencia ou não do divino... aliás, nunca encontrei na bíblia uma menção sequer, nem um "tiquinho", uma palavra, uma indiretazinha do que diz respeito a tentar argumentar a existência de deus... não... ela já parte do pre-suposto que deus existe e desenvolve sua narrativa sempre nesse princípio... não existe uma introdução explicativa, mas tão somente o "No princípio Deus criou..." Gn1:1
Agora, outra coisa é, partindo do pré-suposto de sua existência, analizar as "ditas" ações de deus nessa sinergia com o homem no decorrer da história, e quanto a isso não me atrevo a escrever mais uma linhazinha sequer...
Tudo, no fim das contas, depende de palavrinhas como "cosmovisão", "percepção", "sensibilidade", e por que não dizer "fé"...
E nisso me refiro aos dois extremos... pelo acreditar ou não...
enfim... nada mais tenho a acrescentar...
percepção legal nath...

abração!

Nathália M. disse...

pois é geo, eu sei q a bíblia ja parte pro pre-suposto q Deus existe.. Deus não precisa provar a sua existência.. mas é isso mesmo q eu quis passar com esse texto.. q as pessoas tentam "provar" que ele existe ou não existe.. e simplismente ele não precisa disso.. e tbm queria passar de uma forma bem reduzida e simples [pq não tive mt tempo pra trabalhar no texto tbm] a minha percepção.. pq mts pessoas utilizam a ciência pra justificar algo, a não existência de Deus, o que não tem fundamento graças ao Criacionismo[ciência com tantos fundamentos quanto o evolucionismo, apenas menos divulgado].. e ate eu mesma não sou 100% criacionista.. existe partes q eu acredito na evolução, principalmente nessa parte da evolução da inteligência humana q eu citei.. algo lógico.. apenas q eu não gosto de anular uma coisa ou outra, pq na minha cabeça é impossivel separar essa minha parte "espiritual" da cientifica.. é tudo uma forma de percepção mesmo..

=*

Patricia M. disse...

gostei mto do texto e babei com a foto!ta linda meeesmo!

agora vamos ao debate hehe

além de uma percepção, visão ou sensibilidade, acho que é como levamos à frente essa visão que também é algo interessante.

cada um tem seus sonhos, objetivos, medos, traumas e histórias. Vc expôs muito bem a sua visão desse assunto, que é a visão que te faz bem e que vc escolheu entre muitas que existem.

a minha visão sobre a criação é predominantemente científica, mas quando lembro que a Ciência, assim como a Religião, é desenvolvida por nós, seres humanos, com visão muito limitada, eu paro pra pensar.

Acho que provar a inexistência de Deus é tão inconcebível quanto tentar provar a existência dele. se ele existir, está em tudo e as provas então se perdem porque o tudo também é um nada, pois não podemos ler o tudo, ver o tudo, explicar o tudo. Então acaba sendo nada hhehe

ah, só sei que desde pequena não suporto ver pessoas fazendo mal às outras por causa de Deus, pessoas explorando outras em nome de Deus, bem como pessoas explorando e matando a natureza com o aval da Ciência, e pela Ciência. Isso me dói o coração =/

Sávio Mota disse...

Por questão de ordem: 1) ainda bem que você admitiu o uso de efeito na foto; 2) a foto tá linda - ou, ao estilo do seu argumento, o uso do efeito não anulou a beleza inerente da foto!

Agora, vamos ao mérito da questão... de uma forma menos séria e, talvez, um tanto irresponsável!

O grande problema dessa e de tantas outras questões está menos no conteúdo do que na dinâmica que desencadeia: já notaram como as pessoas se levam a sério demais, querem convencer as outras de seu ponto de vista, estar completamente certas e seguras!?

Isso é ridículo: o verdadeiro problema que nos rodeia é a mania das pessoas de se crerem superiores às outras pessoas e outros seres (vivos ou não). Todo o resto é elocubração, suposição ou fé.

Não que os pensamentos sobre a Providência não entrem aí; pelo contrário, aí estão como em nenhum outro ponto! Ao tentar matar e remover deus do trono do mundo (o que, afinal, era mesmo preciso para qualquer deus de tronos), o homem creu-se o próprio Deus, e se acha no direito (é a lei de hoje) de competir com os outros para ser Deus!

Para finalizar: a maravilha da natureza e das coisas do homem, para mim, não é apenas indício de que Deus existe; a própria idéia deslumbrante de evolução, com toda essa maravilha de natureza e das coisas do homem, é sinal de que Deus é tudo, está em tudo, e é tão poderoso que, quando tenho medo e preciso, volta a ser aquele velhinho em túnica confortável e de barba branca, assentada, serenemente, em uma nuvem no céu...